A compra de insumos agrícolas é um passo fundamental da gestão de fertilidade de uma lavoura. Os custos com insumos são considerados verdadeiros vilões do planejamento para o produtor, pois, caso não sejam pensados anteriormente, com base em um planejamento da safra como um todo, podem sair mais salgados do que o necessário e comprometer o caixa da fazenda.
O primeiro passo para planejar a compra de insumos, principalmente de fertilizantes e agroquímicos, é justamente o planejamento da safra. Essa etapa importante começa com a coleta e análise de dados do solo. Analisar as aquisições em safras anteriores pode contribuir para um quadro geral, afinal, se elas foram suficientes em relação à produtividade obtida, já é um sinal positivo, porém existem ainda muitos parâmetros a serem analisados.
Para isso, softwares e aplicativos de gestão de fertilidade, como o aplicativo Geodata, permitem uma ampla visão da disponibilidade dos nutrientes no solo. Com a geração de relatórios que incluem a aplicação de cada insumo em uma área específica (seja ela em Taxa Variável ou não), é possível racionalizar ainda mais a aplicação de insumos.
Munido dessas informações, o produtor pode começar a fazer um levantamento de preços em diferentes distribuidoras, uma das estratégias mais comuns para quem negocia a aquisição de insumos. Também é importante ficar de olho no mercado financeiro, afinal as taxas de câmbio influenciam decisivamente no preço do maquinário, dos fertilizantes e demais insumos que são importados para o Brasil.
Na hora de escolher o fornecedor, é importante não se basear somente em preço, mas também em qualidade. Desconfie sempre de fornecedores que não têm um histórico de vendas em fertilizantes, agroquímicos, sementes ou até maquinários. Diante de uma dúvida, é melhor não fazer o negócio e denunciar às autoridades competentes!