fbpx

VII Encontro da ABPSAP e as novas tendências em metodologias para a Agricultura de Precisão

No último mês, a equipe da Geodata esteve presente no VII Encontro da ABPSAP – Associação Brasileira de Prestadores de Serviço de Agricultura de Precisão, que ocorreu nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022 em Goiânia/GO.

Este que é considerado um grande evento do setor, contou com a presença de diversas empresas do ramo de Agricultura de Precisão e outras companhias do segmento. Entre os temas discutidos, um dos grandes destaques foi a palestra realizada pelo Professor Dr. Sárvio Valente da UFV/DEA (@agriculturadeprecisao) sobre Metodologias de amostragem de solo.

Em sua palestra o professor Sávio Valente apresentou estudos comparando a eficiência das metodologias mais comumente utilizadas em agricultura de precisão como a amostragem em malha (ponto amostral) com geração de mapas por interpolação, com as metodologias de amostragem por célula amostral e a amostragem por zonas de manejo, ou amostragem dirigida.

Na amostragem em malha (ponto amostral) as subamostras são coletadas em um raio de poucos metros (3 m) ao redor de um ponto de interesse, localizado no centro de uma quadrícula. Após a coleta dos dados e obtenção dos resultados é realizada a predição espacial através de cálculos matemáticos com interpoladores como, por exemplo, a krigagem.

Na amostragem em célula, as subamostras são coletadas ao longo de toda a célula (quadrícula) para compor uma amostra composta que representa a célula. Obtém-se valores médios para cada célula, não devendo ser interpolado. Já amostragem por zonas de manejo (amostragem dirigida) leva-se em consideração dados previamente coletados na área, tais como, índices vegetação, condutividade elétrica aparente do solo, mapas de produtividade, dentre outras camadas de informação para geração das zonas de manejo. As subamostras são coletadas dentro de cada zona de manejo para compor uma amostra composta que represente a média dos atributos dentro de cada uma delas.

Segundo o Prof. Sárvio Valente, em suas pesquisas, a amostragem por ponto amostral deverá ser realizada em maior densidade amostral para se obter boa precisão. Caso se decida realizar poucas amostras (baixa densidade amostral), por exemplo, 1 amostra composta a cada 2 ou mais hectares, seria mais recomendado realizar uma amostragem por célula. Em suas pesquisas, o professor mostrou que o método de célula foi, de forma geral, o melhor método em termos de precisão na previsão dos atributos do solo.  Se o produtor tem dados disponíveis, seria interessante o produtor buscar realizar uma amostragem dirigida por zonas de manejo. Nesse sistema ele terá maior economia de amostragem e boa precisão na previsão dos atributos. Além disso, a definição de zonas de manejo é interessante para melhor gestão em termos de agricultura de precisão.

Uma amostragem mais eficiente resulta em maior precisão na distribuição de taxa variada de insumos, melhor manejo de fertilidade do solo e consequentemente maiores produtividades da lavoura. O Professor Sárvio Valente ressalta, entretanto, que a escolha da metodologia para amostragem de solo adequada deve levar em consideração as peculiaridades da área, devendo se adaptar as necessidades e condições de cada produtor.

Na plataforma Geodata Summit você pode escolher trabalhar com a metodologia amostral que mais se adequa a sua necessidade, seja malha amostral tradicional (ponto amostral com interpolação) ou células amostrais assim como zonas de manejo guiadas por camadas de informação. A plataforma Geodata é pioneira na elaboração e criação de células amostrais e construção de zonas de manejo usando inteligência para definição dos ambientes. Saiba mais informações sobre as funcionalidades da plataforma e como podemos melhorar as técnicas de consultoria da sua empresa em: https://www.geodata.com.br/

Amostragem em célula hexagonal, desenvolvida na plataforma Geodata.

Outras informações sobre a ABPSAP estão disponíveis no site https://www.abpsap.org.br/

Por: Dra Jéssica PQ Barcelos

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se e entenda mais sobre Agricultura de Precisão e como ela vai prosperar o seu negócio.

Scroll Up