fbpx

Agricultura 4.0: Como a Agricultura Digital vai revolucionar a vida no campo

  • Por: Dra Jéssica PQ Barcelos

A evolução tecnologia na agricultura está acontecendo. Você sabe o que é Agricultura 4.0 e quais são suas principais vantagens?

O que é Agricultura 4.0?

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que, embora pareçam iguais, os conceitos de Agricultura de Precisão e de Agricultura Digital ou Agricultura 4.0 não são os mesmos.

O uso de imagens e tecnologias como GPS, sensoriamento remoto, geoprocessamento, e sua aplicação para um melhor gerenciamento agrícola, já são consideradas técnicas consolidadas no agronegócio e englobam a Agricultura de Precisão.

A Agricultura de Precisão no Brasil teve início nos anos 90 e consolidou a chamada terceira revolução agrícola.

Já essa nova era digital pela qual o agronegócio vem passando é considerada a quarta revolução agrícola, e por isso é chamada de Agricultura 4.0.

A Agricultura 4.0 incorpora os princípios e as ferramentas da Agricultura de Precisão integradas às novas tecnologias de análise de dados, inteligência artificial e Internet das coisas.

Essas tecnologias, que surgiram na chamada quarta revolução industrial, conectam dados, máquinas inteligentes, sistemas automatizados e conceitos de gestão administrativa nas tomadas de decisão.

Quais tecnologias são utilizadas na Agricultura 4.0?

Entre as tecnologias aplicadas na nova era digital agrícola nós temos principalmente os drones, a Internet das Coisas, Big Data, Blockchain e Inteligência Artificial. Vamos conhecer cada um de forma simplificada:

  • Drone é um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), controlado remotamente.
    Na agricultura eles são equipados com tecnologia de Infravermelho, auxiliando no monitoramento do índice vegetativo das lavouras.

  • Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é o conceito da conexão entre os sensores e softwares, a coleta e processamento de dados e seus usuários, como o objetivo de integrar ferramentas e simplificar a tomada de decisões.

  • Big Data nada mais é do que a análise de uma grande variedade de dados da lavoura e a combinação desses dados com outras informações, como histórico da área e dados climáticos, para otimizar os processos.
    Esses dados podem ser obtidos através de ferramentas como dados de coleta de solo, imagens de satélite, ou informações adicionadas à plataforma pelo próprio produtor ou consultor.

  • Blockchain é o conceito do monitoramento e armazenamento na nuvem das informações dos produtos desde sua produção até sua comercialização.
    Esse sistema permiteaumentar a rastreabilidade do produto, o que pode facilitar a obtenção de certificações, por exemplo.

  • Inteligência Artificial e robótica são aplicadas a agricultura principalmente na interpretação de dados, como para aplicação de taxa variável de fertilizantes no campo.

Embora pareçam conceitos complicados, atualmente plataformas digitais do agro tem facilitado a vida do produtor.

Essas plataformas digitais unem as tecnologias disponíveis citadas a cima, o processamento dos dados (Big data) e as tecnologias de máquinas agrícolas de precisão. Tudo isso com um visual prático e acessível.

Dessa forma, o produtor ou consultor não precisa se preocupar em montar planilhas, mapas de fertilidade da área ou calcular as taxas variadas de fertilizante, por exemplo.

A plataforma digital já fornece tudo calculado e registrado, pronto para ser acessado a qualquer momento ou integrado ao sistema de GPS do trator.

Principais vantagens da Agricultura 4.0?

  • Melhor Gestão de Recursos
    Métodos convencionais de coleta de solo, por exemplo, dificilmente conseguem caracterizar as possíveis variações de fertilidade dentro da lavoura.
    A divisão da área em células amostrais, e/ou zonas de manejo, fornecem dados mais confiáveis sobre a área.
    Assim, é possível a utilização de mapas de fertilidade e de monitoramentos pragas, por exemplo, que permitem ao produtor realizar manejo com taxas variadas de aplicação.
    Esse sistema de manejo garante que os insumos não serão aplicados em déficit ou em excesso, reduzindo o desperdício e trazendo maior economia para o produtor.

  • Maior produtividade
    Mais uma vez, pensando que as áreas de cultivo são heterogêneas e que métodos convencionais são pouco sensíveis em captar essas diferenças, a obtenção de informações mais precisas possibilitam aprimorar o manejo da lavoura.
    Com isso, além de evitar desperdícios é possível elevar efetivamente a fertilidade da área para atender as necessidades da lavoura, uma das chaves para se atingir altas produtividades.
    Além disso, devido a maior rapidez/facilidade na obtenção de informações da área, permite ao produtor maior agilidade no manejo integrado de pragas e doenças, por exemplo, reduzindo perdas de produtividade.

  • Planejamento de Safra
    As plataformas digitais conseguem reunir todas as informações atuais, e do histórico de informações da área.
    Isso permite ao produtor ou consultor avaliar e comparar mapas de fertilidade e mapas de produtividade, ajudando a tomar decisões mais assertivas em cada talhão e antecipando problemas.
    Assim, é possível planejar o melhor manejo a ser aplicado, e tomar as melhores decisões.
    Além disso, ter um sistema integrado garante um melhor controle de gastos e, portanto, uma melhor gestão financeira da lavoura.
    Isso pode auxiliar tanto em processos de financiamento e seguro, como na obtenção de certificados e na comercialização dos produtos.

  • Sustentabilidade
    O conceito de sustentabilidade no agronegócio se traduz em aumentar a produção de alimentos adotando práticas sustentáveis, que respeitem o meio ambiente e a sociedade, garantindo maior segurança alimentar de gerações atuais e futuras.
    Nesse sentido, a agricultura 4.o pode ser um grande aliado na tomada de decisões para um manejo mais sustentável.
    Entre as práticas sustentáveis aprimoradas pela agricultura digital podemos destacar a redução no desperdício de recursos, já citada anteriormente, e as práticas para aumento de produtividade.
    Além disso, a agricultura 4.0 oferece suporte para melhoria nas práticas de manejo e conservação do solo e no monitoramento pela agricultura digital de áreas de preservação ambiental dentro da propriedade, que podem englobar inclusive o mercado de créditos de carbono.

Desafios da Agricultura 4.0

Embora apresente muitos benefícios, a agricultura 4.0 ainda possui alguns desafios a serem superados.

  • Dificuldade na aquisição de produtos tecnológicos vai de encontro à falta incentivo fiscal, principalmente para pequenos produtores, menos monetizados.
    Outra dificuldade está na falta de incentivo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para atender esses produtores.

  • Treinamento técnico de alguns produtores e funcionários para operar os equipamentos no campo nem sempre é suficiente.
    Apesar de existirem programas de capacitação técnica de empresas e do governo, falta também capacitação para processamento dos dados coletados.
    Nesse sentido, empresas de tecnologia do agro tem desenvolvido papel fundamental na implementação da Agricultura digital.
    As plataformas digitais são capazes de armazenar e processar dados, facilitando as operações, e também a vida do homem no campo.

  • Acesso a internet de qualidade sem dúvida é um dos principais problemas, levando em consideração que o acesso em locais mais remotos.
    Para driblar esse problema, algumas empresas desenvolveram plataformas que podem ser utilizadas offline, tendo os dados sincronizados quando cobertura de internet estiver disponível.
    Essa tecnologia offline proporciona ao produtor, consultores e agrônomos maior segurança na coleta e processamento de dados.

Conclusão

A agricultura digital vem para unir tecnologia e gestão, trazendo as ferramentas necessárias para garantir maiores produtividades de forma sustentável.

E, embora existam desafios a serem superados, a Agricultura 4.0 é uma revolução do agro que veio para ficar.

E aí, você está preparado?

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se e entenda mais sobre Agricultura de Precisão e como ela vai prosperar o seu negócio.

Scroll Up