Como realizar uma consultoria agronômica diferenciada no mercado?

Os agricultores estão em um mercado cada vez mais exigente em relação à quantidade e qualidade dos produtos fornecidos e em relação aos impactos ambientais gerados. Além disso, eles exercem uma atividade que sofre influência de múltiplos fatores biológicos, climáticos e edáficos. Para gerenciar os custos de produção, melhorar a qualidade de seus produtos e atuar de maneira efetiva junto aos impactos ambientes, os agricultores tem buscado de forma crescente suporte junto a especialistas que possuem conhecimento profundo sobre as necessidades que os cercam. 

Esses especialistas recebem o nome de Consultores Agronômicos (ou Consultores Rurais). As atividades em uma consultoria agronômica vão desde o diagnóstico e a proposta de soluções acerca de uma ou mais necessidades do agricultor até à implementação e o acompanhamento dessas soluções. Essas necessidades englobam, por exemplo: gestão de pessoas, custos, produção; inovação; e assistência na captação de recursos. 

Os consultores e as consultoras devem estar atentos a essas necessidades, pois o Brasil é reconhecidamente o maior mercado de Consultoria da América Latina.

Ok. Entendido! Mas então, como eu posso realizar uma consultoria agronômica diferenciada? 

As consultorias agronômicas diferenciam-se, principalmente, de acordo com o: porte, especialização e modelo. Fique tranquilo se sua empresa de consultoria é ou será de pequeno porte e se ela é ou será especializada em apenas uma área do setor agrícola. Sabe por quê?

O porte e o número de especializações das empresas de consultorias não apresentam grande impacto na decisão dos produtores rurais em contratá-las. Inclusive, segundo o Perfil das Empresas de Consultoria do Brasil, em 2019, 84% dos negócios na área de consultoria corresponderam as pequenas empresas, isto é, empresas de pequeno porte (geralmente, compostas por apenas uma pessoa). E em relação ao número de especializações das empresas, temos, segundo o  Laboratório da Consultoria, que o conhecimento e a experiência são os atributos de maior peso na escolha da consultoria. Então, é importante que sua empresa domine plenamente uma área de especialização, como manejo de praga da cana-de-açúcar ou manejo da fertilidade do solo, e sempre se mantenha atualizada para que possa atuar com segurança. 

Caso ache importante fornecer outros serviços que complementam sua consultoria, você pode formar um time de consultores ou trabalhar em parceria com outras empresas.

Apesar de você poder ficar tranquilo quanto ao porte e o número de especializações da sua empresa de consultoria, o mesmo não acontece em relação ao modelo de consultoria.

O modelo de consultoria que sua empresa adota é o que irá diferenciá-la no mercado.

É possível classificar dois modelos de consultoria: o modelo tradicional e o modelo diferenciado. A consultoria agronômica tradicional irá diagnosticar e propor soluções acerca de uma ou mais necessidades do agricultor, isto é, ao adotar o modelo tradicional a consultoria não possui  compromisso com a execução das soluções propostas, e tampouco com os resultados. Por outro lado, a consultoria agronômica diferenciada apresenta este compromisso, ou seja, ela irá, além de diagnosticar e propor soluções acerca de uma ou mais necessidades do agricultor, implementar e acompanhar a execução das soluções propostas em conjunto com o mesmo. 

Com isso, o interesse dos agricultores é crescente por aquelas consultorias que irão executar junto com eles as soluções propostas. Afinal, a confiança é maior quando a consultoria está junto do agricultor implementando a solução proposta.

Em conjunto com a adoção do modelo de consultoria diferenciada é importante, a empresa, fazer uso de novas técnicas e tecnologias para promover melhores soluções para os agricultores, como por exemplo uso de softwares de gestão de projetos e dados; máquinas de alta precisão; e drones. Inclusive isto é uma das maiores demandas dos agricultores. E é importante a empresa conhecer o cliente.

 Imaginou chegar na fazenda do João e chamá-lo de José? 

Acho que o “Seu” João não iria gostar. Embora o trabalho do consultor agronômico seja com plantas e/ou animais, ele lida com pessoas e saber conquistá-las exige mais do que competência, é necessário comunicar-se bem e trazer as informações de forma que elas entendam. Assim sendo, é fundamental manter os dados dos clientes e o histórico de informações do empreendimento rural organizados e com fácil acesso. Afinal, é o cliente que irá contratá-lo.

Como podemos notar, o consultor agronômico é de extrema importância para o agronegócio  Brasileiro. Mas como ocorre em outros setores, na consultoria agronômica a concorrência também é elevada e o mercado é muito competitivo. Por tanto, adotar algumas medidas simples pode ser o diferencial para o mercado. 

Por Gabrielle Lombardi

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