Os principais passos para uma boa gestão agrícola da propriedade

Gerenciar uma propriedade rural não é somente se preocupar com o crescimento e a produtividade dela. Um produtor rural que quiser se manter competitivo no mercado deve, antes de tudo, administrar bem suas terras. O conjunto de procedimentos de administração de uma fazenda é chamado de gestão agrícola. Ela compreende tudo que envolve o gerenciamento de uma fazenda: planejamento orçamentário, análise de custos e receitas, análises de fluxos de caixa, estoque, manutenção de máquinas e diversos equipamentos, entre muitas outras atividades.
Vamos descrever os principais passos do processo de gestão agrícola abaixo. Acompanhe!

Compra e estoque

Todo produtor rural consegue perceber que nenhuma dessas atividades pode ser negligenciada. Mesmo que a fazenda obtenha ótimos níveis de produtividade, esses bons resultados devem ser administrados para não que sejam perdidos no mês seguinte. Quando se produz mais, é necessário planejar melhor a compra de insumos, como defensivos agrícolas, sementes e adubos. Isso influencia, também, na administração do estoque da fazenda: controlar demandas e calcular recursos disponíveis são essenciais para manter níveis de produtividade.

Planejamento financeiro eficiente

O controle de insumos só poder ser feito a contento com uma eficiente gestão financeira da lavoura. Essa etapa do gerenciamento pode ser particularmente difícil, afinal é preciso lidar com muitas planilhas e dados, assim como calcular despesas, investimentos, impostos e faturas. Uma equipe financeira competente, que elabore um planejamento financeiro que contemple o início da produção, as etapas de compras de insumos e o experimento de novas culturas é uma das chaves para um bom gerenciamento de propriedade.

Medição constante

Um planejamento eficiente só pode ser levado em frente com a medição constante de dados, que devem se tornar relatórios completos com as despesas e números totais da fazenda. Isso possibilita a diminuição e gastos desnecessários e um aumento de lucratividade.

Benefícios da automatização

Hoje em dia, nenhuma dessas atividades pode ser feita sem o auxílio de um software de gestão agrícola. Os benefícios de usá-los são vários: redução no tempo de execução das tarefas, melhor gerenciamento de processos, integração entre setores, otimização na tomada de decisões, aumento na capacidade competitiva e otimização de investimentos. No fim, é possível ter uma visão mais consolidada da atividade rural.

A Geodata é especialista em gestão de dados da propriedade com o uso da tecnologia. Saiba mais sobre os nossos serviços e otimize a gestão da sua fazenda!

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se e entenda mais sobre Agricultura de Precisão e como ela vai prosperar o seu negócio.

Scroll Up