Qual a importância de conhecer a fertilidade do solo para o planejamento de uma nova safra?

Saber os níveis de produtividade em cada local da propriedade auxilia na economia de recursos e acelera os resultados

A fertilidade do solo é um dos principais fatores que aumentam o índice de produtividade de um lavoura. No Brasil, de acordo com dados da Embrapa, há 65 milhões de hectares ocupados com lavouras, dos quais 70% é considerado ácido e 40% têm a produtividade das culturas reduzida à metade. Isso porque o solo brasileiro é, em geral, pobre em nutrientes devido a vários fatores, entre os mais importantes o climático: vivemos em um país tropical e a forte ocorrência de chuvas colabora para a perda de nutrientes devido à lixiviação do solo (processo em que ocorre perda de nutrientes). Um produtor que não conhece a fertilidade do solo está fadado a realizar uma colheita improdutiva.

Um solo fértil é um solo com grande capacidade de fornecer nutrientes para a planta. Para isso, é necessário equilibrar os níveis de nutrientes do solo com fertilizantes e a partir dos processos como calagem, gessagem, revolvimento de terra e escarificação. Cada um desses processos, combinados e aplicados conforme a necessidade de cada lavoura, pode fornecer um aumento dos níveis de produtividade do solo que compense a baixa fertilidade natural.

O uso exagerado de insumos também pode causar salinização do solo, processo que já é favorecido no Brasil devido às altas temperaturas, que provocam uma rápida evaporação do solo e o depósito na terra de uma dura camada de sais. Corrigir esse problema implica em gastos desnecessários – para a realização de drenagem, por exemplo -, que poderiam ser evitados em caso de um acompanhamento efetivo dos níveis de fertilidade do solo.

A Geodata fornece um serviço completo de identificação dos níveis de fertilidade do solo, de forma estratificada, através de georreferenciamento e com acompanhamento na palma da mão, através de um smartphone. Saiba mais sobre os nossos serviços: https://www.geodataap.com.br/dados-de-fertilidade-estratificados/

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se e entenda mais sobre Agricultura de Precisão e como ela vai prosperar o seu negócio.

Scroll Up